MCLAREN MP4/5B DE AYRTON SENNA, O LEGADO.



Foto de Morio via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0


A HOMENAGEM DE LEWIS HAMILTON A AYRTON SENNA NO DOMINGO EM INTERLAGOS, SP

No último domingo, dia 03 de novembro, Lewis Hamilton teve a honra de pilotar o icônico Mclaren MP4/5B. 

Carro original da conquista do segundo título mundial de Senna na Fórmula 1 em 1990. 

A celebração foi um tributo à memória de Senna, que continua a inspirar gerações de pilotos e fãs de Fórmula1. A emoção tomou conta do público, de Hamilton e da irmã de Senna, que mesmo com a chuva fez questão de ir até a pista para cumprimentá-lo.


“ESSE É UM VERDADEIRO CARRO DE CORRIDA, SE PUDESSE EU CORRERIA COM ESSE CARRO HOJE(NA PROVA).” LEWIS HAMILTON, Novembro/24.



 

Formula 1, GP San Marino 1989, Imola, Prost e Senna - Autor desconhecido, domínio público.


Como foi Concebido o Projeto e Criado o Modelo McLaren MP4/5B

O modelo pilotado por Hamilton, originou-se do McLaren MP4/5 que começou a ser desenvolvido em 1988, depois que a FIA criou um regulamento para banir os motores turbo a partir de 1989. 

Consequentemente, a equipe Mclaren e a Honda desenvolverem um motor V10 naturalmente aspirado, o Honda RA109E, que seria o coração do novo carro. 

O desafio era manter o nível de desempenho excepcional da temporada de 1988, onde a Mclaren venceu 15 das 16 corridas disputadas.

E deu certo, em 1989 a Mclaren levou o título de construtores, com seus pilotos Prost sendo campeão, e Senna o vice.

O MP4/5B foi uma evolução do MP4/5, o carro dominante de 1989, mas com melhorias aerodinâmicas e estruturais para se adaptar aos novos regulamentos.

O design do chassi foi liderado por Neil Oatley, com a colaboração de Gordon Murray, Mike Gascoyne e outros engenheiros da equipe. 

 

MCLAREN MP4/5B - Foto de Rob Oo from NL 
VIA Creative Commons Attribution 2.0



ESPECIFICAÇÕES DO MP4/5B

O McLaren MP4/5B era equipado com o motor Honda RA100E, um V10 de 3,5 litros que produzia entre 680 e 700 cavalos de potência a 13.500 rotações por minuto, e um torque de 408 Nm (41,6 kgfm).

O chassi era feito de fibra de carbono e kevlar, a solução encontrada para ter o máximo de rigidez e segurança com o limite de peso em apenas 505 Kg. 


VITORIAS, RECORDES, ACIDENTE CONTRA PROST NO JAPÃO E O TÍTULO. 

Na temporada de 1990, Ayrton Senna obteve 10 pole positions e 6 vitorias com o MP4/5B, conquistando seu segundo título mundial. 

E a equipe Mclaren foi novamente a campeã de construtores somando 121 pontos.

O carro utilizado por Hamilton em Interlagos é o mesmo que o Senna colidiu contra Alain Prost no GP do Japão, tirando o rival da possibilidade de título e sagrando-se campeão. 

Na parte dianteira esquerda, ainda há as marcas do reparo feito no chassis após o acidente. 


Ayrton Senna em Ímola, 1989 - foto de Gabriele via Creative Commons Attribution 2.0


CONCLUSÃO

O desenvolvimento do McLaren MP4/5B e o sucesso que alcançou deixaram um legado duradouro na história da Fórmula 1. 
A parceria entre McLaren e Honda foi um dos períodos mais bem-sucedidos da história do esporte, juntos conquistando títulos de pilotos e construtores em três temporadas consecutivas. 
Senna se tornou um ídolo entres os japoneses, sendo considerado um Samurai e ganhando 6 Grandes Prêmios no país
A habilidade de Senna ao volante do MP4/5B e sua rivalidade com Prost tornaram essa era uma das mais emocionantes e memoráveis da Fórmula 1. 
A homenagem de Lewis Hamilton ao guiar o MP4/5B em Interlagos foi um tributo a essa era gloriosa e ao impacto duradouro que Senna e a McLaren tiveram no esporte.

Comentários